Tão logo ocorrida a saída de Fernando Ferry do comando da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – ele pediu demissão nesta segunda-feira (22/06) -, a pasta já tem um substituto. Trata-se de Alex da Silva Bousquet, de 43 anos, coronel do Corpo de Bombeiros do RJ.
Formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pós-graduado em Gestão Operacional nas Organizações de Saúde pela Fundação Ceperj e com MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bousquet está há 20 anos no Cbmerj.
Especialista em terapia intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), o coronel foi diretor do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj) e trabalhou como médico de resgate para a Petrobras entre 2008 e 2012, na Bacia de Santos.
Vale ressaltar que Alex Bousquet será o terceiro secretário estadual de Saúde do RJ na gestão de Wilson Witzel. O primeiro, Edmar Santos, foi exonerado do cargo no dia 17/05 devido a suspeitas de irregularidades durante a pandemia, como o superfaturamento na compra de equipamentos hospitalares. Em seu lugar, entrou Fernando Ferry, que ficou exatos 35 dias à frente da pasta. Essas investigações acerca de supostas fraudes na área da Saúde do RJ, inclusive, resultaram na abertura de um processo de impeachment contra Witzel.
[…] equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro – que agora tem um novo gestor, Alex Bousquet – realizou um estudo que sugere ao Poder Executivo do RJ que não inaugure os 5 hospitais de […]