Update: Pedro Fernandes surge como um nome que está se consolidando.
O impeachment de Marcelo Crivella (PRB) parece ser mais um caso de “Quando” e não “Se”. Como disse no vídeo abaixo, ele é um “Homem morto andando“, claro, pode acontecer um milagre e, sendo um bispo, é o que ele espera.
Mas quem seriam os nomes favoritos para substituir Crivella no caso de uma eleição indireta, o que é esperado que seja. Lembrando, que indireta não é anti-democrática, já que os vereadores foram eleitos democraticamente e, uma eleição direta nesse momento teria custos enorme e tempo, para um prazo muito pequeno em que o futuro prefeito governaria.
Vamos aos nomes:
Jorge Felippe (MDB)
O atual presidente da Câmara dos Vereadores, Jorge Felippe, é o favoritíssimo para exercer o cargo de prefeito do Rio. Afinal, já o seria temporariamente enquanto fosse montada uma nova eleição, e deixaria uma transição suave para o eleito em 2020.
Entretanto, de acordo com fontes, ele não deseja o cargo. Não precisa da mídia que traria contra, e se manteria como um dos nomes mais fortes da política carioca.
Cesar Maia (DEM)
O desastre deixado por Crivella pode necessitar alguém com experiência e o nome do vereador e ex-prefeito Cesar Maia (DEM) aparece como um dos favoritos para a sucessão. Além disso, é respeitado por seus colegas na Câmara, tanto de direta e esquerda.
Favorável a ele também está que não deve querer disputar uma reeleição, o que pode deixar calmo corações querem seus nomes na cédula de 2020.
Eduardo Paes (DEM)
O saudoso ex dos cariocas, Eduardo Paes (DEM) também é um nome que toca no coração dos vereadores. Sua capacidade de relacionamento com os edis, quando tinha um verdadeiro trator para aprovar seus projetos, mostra que se quiser pode tentar a vitória na eleição indireta.
Mas pesa contra ele o fato de que, sendo eleito indiretamente, certamente tentaria a eleição em 2020. Os problemas relacionados a Lava Jato, e suas alianças com o MDB/Bangu, mais atrapalha que ajuda.
Paulo Messina (PROS)
Correndo por fora, tem o nome do Chefe da Casa Civil, e vereador, Paulo Messina (PROS). Mas nesse caso apenas se os vereadores quiserem mandar uma mensagem positiva para o grupo de Marcelo Crivella. Acontece que, na Câmara, esse grupo hoje é de apenas 7, não exatamente uma força política.
Contra ele também tem de ser relacionado como um dos culpados pela crise na Prefeitura.
Tarcísio ou Marcelo Freixo (PSol)
O Professor Tarcísio ou Marcelo Freixo (PSol) podem lançar uma candidatura na eleição indireta, mesmo sabendo que suas chances são mínimas. Ou sabendo que não tem chances, não lançar para denunciar que é golpe e criar alguma chicana.
[…] de semana Eduardo Paes, ex-prefeito do Rio, mostrou que pode até estar desistindo da política (dizem que nem aceitaria se fosse o nome indicado na eleição indireta para substituir Crivella), mas nunca desistirá de ser […]
A de convir QUE AINDA é MUITO sedo pára FALAR EM porcentagem. TEMOS que quê ver que MEU candidato e MARCELO CALERO. UM NOME FORTE quê está surgindo.
Eduardo Paes esse foi o melhor e sempre será! parabéns Excelente.
Deus me livre tirar Crivela que está morto e colocar o Psol para acabar de enterrar nosso estado ?