Professores do RJ receberão treinamento da PM para gerenciamento de risco nas escolas

O objetivo é aumentar a proteção de alunos e profissionais do ensino. O projeto começará pelo treinamento de cerca de 450 professores de Duque de Caxias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo

Professores da rede estadual do Rio de Janeiro serão treinados pela PM com o objetivo de gerenciar riscos e aumentar a segurança dentro das salas de aula. O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Polícia Militar, e será lançado na próxima quarta-feira (10/5), às 9h, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A iniciativa vem na esteira dos recentes casos de ataques a escolas no Rio, como o ocorrido na Gávea, no colégio Manoel Cícero, quando um aluno tentou esfaquear colegas no fim de março. Além do treinamento, o Poder Público também quer implementar um “botão de pânico” e portaria nas unidades de ensino.  

“O treinamento dos profissionais de Educação pela Polícia Militar vem se somar a outras iniciativas que nós estamos fazendo para aumentar a segurança dos estudantes e dos educadores. O Comitê Intersetorial de Segurança Escolar está trabalhando ainda em outros projetos, como o aplicativo Rede Escola, que vai permitir a comunicação imediata entre a comunidade escolar e a Polícia Militar. Como tenho reiterado, a Educação é nossa prioridade”, declarou o governador Cláudio Castro.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, a parceria entre a pasta e a Polícia Militar tem como objetivo aumentar a proteção de alunos e profissionais do ensino. O projeto começará pelo treinamento de cerca de 450 professores de Duque de Caxias.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

O treinamento é para que os profissionais saibam como agir em um primeiro momento, em situações de conflito ou crise, antes da chegada da Polícia Militar à escola. A iniciativa faz parte das ações integradas de segurança e cultura de paz determinadas pelo governador Cláudio Castro”, afirmou a secretária Roberta Barreto.

As aulas serão dadas aos profissionais das redes estadual e municipal de Educação por policiais militares do Programa Patrulha Escolar e do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar.

“Montamos uma excelente equipe de policiais militares para atuar como instrutores no ciclo de formação de servidores da rede de ensino. Vamos transmitir os conhecimentos necessários para lidar com situações de crise até a chegada da polícia. Nosso treinamento é baseado em protocolos internacionalmente consagrados”, explicou o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, secretário de Estado de Polícia Militar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Professores do RJ receberão treinamento da PM para gerenciamento de risco nas escolas

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui