Foi divulgado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, nesta sexta-feira (06/01), o perfil @protejaobrt. A proposta das páginas (no Twitter e no Instagram) é expor as pessoas que cometerem atos de vandalismo em ônibus e estações.
“Vamos tornar famosos aqueles que destroem o BRT. Quando você vir alguém destruindo esse patrimônio público comprado com seu dinheiro, dá o jeito de tirar uma foto ou fazer um filme e manda pelo DM do perfil @protejaobrt que a gente vai publicar lá a foto colorida dos pouco inteligentes (educado eu né?) que tornam a vida dos cariocas pior. Vamos cuidar do que é nosso”, disse Paes nas redes sociais.
Os veículos e estações do BRT são alvos frequentes de atos de vandalismo, o que afeta diretamente o funcionamento do serviço e interfere na mobilidade da cidade.
Há poucos dias, um ônibus recém-inaugurado foi vandalizado na cidade do Rio. O DIÁRIO DO RIO denunciou, assim como também noticiamos um homem que foi preso ao quebrar o retrovisor de um BRT.
Do jeito que as coisas estão invertidas, é capaz disto se transformar numa excelente forma dos vândalos processarem a prefeitura por exporem suas imagens sem autorização. O STJ esses dias julgou que alguém quebrar cadeado, arrombar portões – ainda que armado – NÃO configura tentativa de roubo. Então, expor uma pessoa destas vai gerar perdas ao município.
Gente, não será perfil de twitter ou instagram que dará jeito no vandalismo. É punibilidade, reparação dos danos às expensas dos vândalos! Só que isso além de dar trabalho, não dá marketing pro Paes Palho. Por isso, ele prefere ficar internetando…