Rio é a cidade brasileira mais conhecida no mundo, diz pesquisa da Embratur

São Paulo, no entanto, é a maior "porta de entrada" do país para turistas estrangeiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cristo Redentor (Acervo Setur-RJ)

O Rio de Janeiro encabeça a lista de cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. É o que diz um levantamento feito pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), realizado nos Estados Unidos. A pesquisa revela que o Rio de Janeiro têm 27% mais menções que São Paulo, segunda colocada no estudo

Contudo, a capital paulista tem sido a principal porta de entrada para visitantes vindos de fora do país. De janeiro a abril deste ano, 769,2 mil turistas estrangeiros desembarcaram em São Paulo, contra 474,3 mil no Rio. Os problemas enfrentados pelo esvaziamento do Galeão explicam em parte esse cenário.

Turismo no Rio de Janeiro: Saiba as diferenças entre visitantes brasileiros e estrangeiros

Conforme apontou uma pesquisa da Copa Airlines, do início deste ano, o maior número de turistas estrangeiros que o Rio de Janeiro recebe, vêm de, em ordem de maior a menor, Argentina, Estados Unidos, Chile, Paraguai, Uruguai, França, Alemanha e Reino Unido. Além disso, o Rio está entre as 100 cidades mais visitadas do mundo, alcançando um total de 2,33 milhões.

RJ lança projeto para impulsionar o turismo doméstico

No último mês, o Governo do Estado deu início ao projeto “O Rio de Janeiro Continua Lindo. E Perto!”. A iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Turismo tem como principal objetivo impulsionar o turismo interno, concentrando esforços nas cidades que historicamente enviam o maior número de turistas para o estado.

O projeto que terá início, no próximo mês, em Belo Horizonte, percorrerá outras sete cidades, além do Rio de Janeiro. O projeto começa por Belo Horizonte (2/08) e segue por Ribeirão Preto (4/08), Goiânia (29/08), Brasília (30/08), Porto Alegre (12/09), Curitiba (14/09), Rio de Janeiro (27/09), São Paulo (18/10), finalizando em Gramado (9/11). O cantor Mumuzinho, que esteve presente no lançamento oficial do evento, foi o artista escolhido para encantar o público nesta edição de 2023.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio é a cidade brasileira mais conhecida no mundo, diz pesquisa da Embratur

8 COMENTÁRIOS

  1. Rio porta de entrada para turista que só fica na cidade no maxmo dois dias e mete o pé , rumo a outros lugares mais seguros e livres de tudo que de ruim que existe nessa cidade a começar pelo transito e transporte. Mais mesmo assim tem louco que vem porque sera.

  2. Só que, fazer turismo rio Rio, hoje, é o mesmo que se permitir, passivamente, jogar “roleta russa” com ladrões, traficantes, golpistas do boa noite cinderela, ratos de praia, taxistas e prostitutas criminosas, flanelinhas e mendigos que estão em toos os lugares desta cidade ex-maravilhosa.

  3. Pena que o Rio de Janeiro é uma cidade que está apodrecendo – no lodaçal do insegurança pública (crime organizado triunfante e vitorioso e em plena expansão e faturando alto, explosão de cracudos pela cidade inteira sem que a prefeitura demonstre interesse em tratar do assunto, assaltos, etc.). O Rio de Janeiro era para ser uma cidade modelo – já que é a porta de entrada para o país -e no entanto é pura decadência. Triste.

  4. Agora só falta o Governo do Estado e os Senadores serem cariocas/fluminenses, de fato! Aquele senador que ficou no lugar do Arolde de Oliveira foi falar mal da decisão do governo federal no caso SDU vs GIG…

    Po#%@, senador! Antes de ficar de picuinha política, tem que olhar pro RJ!
    O nível dos atuais é muito ruim!

  5. País das distorções: o Rio atrai o turista estrangeiro, mas São Paulo é que lucra.

    E como ainda tem carioca/fluminense que cai no papinho dos paulistas! É “livre mercado” pra lá, “linha vermelha“ pra cá, “direito de escolha do cliente” etc.

    Deve ser o tal direito de escolha que o estrangeiro, que quer voar direto pro Rio, hoje não tem.

    • Rio atrai turista ??? O Brasil esta no número 49 no turismo MUNDIAL, atras da Croácia…..sem essa conversa de turismo bombando no rio, papo pra carioca ver e conversa fiada do prefeito falador….SP tem a sua demanda propria, inclusive os voos de Guarulhos…..o Rio tem vários voos internacionais diretos, se o carioca nao usa, o erro esta por ai ou o rio ta decaindo…

      • É só andar pelas ruas da cidade – que é o básico – por exemplo as do centro…para constatar que a cidade está podre e fede já a putrefação. O prefeito vive em outro mundo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui