A Prefeitura do Rio, mais uma vez, está se movimentando na busca por mais vacinas. Desta vez, junto com outros 73 municípios, o Rio manifestou interesse em participar do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a compra de imunizantes contra a Covid-19. A informação é do portal de notícias G1.
Paes já havia aderido ao consórcio de municípios para compra de vacinas, que visa dar suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), elaborado pelo governo federal, “não consiga suprir a demanda nacional”.
O Conectar reúne mais de 2,4 mil municípios brasileiros interessados em adquirir imunizantes. A maioria das cidades do RJ fazem parte do programa. As inscrições acontecem até o dia 19 de março e, no dia 22, uma assembleia geral irá definir detalhes do consórcio.
Procurada pelo portal de notícias G1, a Prefeitura do Rio informou que “considera o Programa Nacional de Imunizações (PNI) uma grande conquista do SUS e trabalhará sempre pelo seu fortalecimento”.
Governo do Estado
O Governo do Estado pretende fechar até sexta-feira (19/03) a compra de vacinas contra Covid-19. A fabricante ainda não foi definida. No último sábado (13/03), o governador em exercício do RJ, Cláudio Castro, anunciou que o estado vai comprar 5 milhões de doses em um valor estimado de R$ 300 milhões. Também no sábado, ele afirmou no Twitter que esteve em reunião com secretários, prefeitos e governadores para tratar da compra de vacinas.
Na noite da última sexta-feira (12/03), o Governo do Estado publicou um decreto criando um comitê que será responsável pela compra de imunizantes por fora do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Responsável pelo contato com os fornecedores, o grupo tem autorização para fazer parcerias com prefeituras para a compra de vacinas e insumos. De acordo com esse decreto, o comitê também deverá adotar medidas de transparência na aquisição e distribuição das vacinas.