O Rioprevidência alerta para a suspensão do pagamento de cerca de 20 mil pensionistas do Estado do Rio que não realizaram o recenseamento obrigatório. O prazo para o recadastramento se encerrou em outubro de 2024, mas a autarquia continua regularizando a situação dos segurados que perderam o prazo.
Para evitar a suspensão do benefício, os pensionistas devem agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Rioprevidência o mais rápido possível. O agendamento pode ser feito pelo site www.rj.gov.br/rioprevidencia ou pelos telefones 0800-285-8191 (para chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (para ligações de fixo ou celular).
No dia agendado, o pensionista deve comparecer ao local com os seguintes documentos:
- Identidade (RG)
- CPF
- Título de eleitor
- Comprovante de residência recente
Após a regularização, o pagamento do benefício será restabelecido, com a restituição dos valores retidos sendo feita de acordo com o calendário da folha de pagamentos do Estado.
O Rioprevidência ressalta que o recenseamento é obrigatório e visa garantir a segurança dos pagamentos dos benefícios previdenciários. A autarquia disponibiliza informações detalhadas sobre o procedimento em seu site, incluindo regras para casos de pensionistas acamados, impossibilitados de locomoção e residentes fora do Rio e do exterior.