A Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou, nesta quinta-feira (16/01), uma operação para remoção de barricadas impostas pelo tráfico de drogas nas comunidades de Joaniza e Bancários, na Ilha do Governador. Durante a ação, houve um tiroteio no Parque Royal.
A ação, feita em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, resultou na remoção de oito barricadas e bloqueios feitos com trilhos de trem, tijolos, pneus, latões de lixo e até um muro de contenção. Os agentes também apreenderam um carregador de pistola e um projétil deflagrado. No total, foram recolhidas seis toneladas de materiais.
As barricadas, que dificultavam o acesso da população, também serviam como pedágios e pontos de extorsão, principalmente para motoristas de aplicativo nas comunidades da região.
“Essa operação é mais um exemplo da integração entre a Prefeitura e os órgãos de segurança, como a Polícia Civil e a Polícia Militar. Conseguimos remover barricadas que estavam sendo usadas por criminosos armados para constranger moradores e extorquir, como foi o caso de motoristas de aplicativos, como aponta a investigação da Polícia Civil”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Durante a operação, o tiroteio no Parque Royal também interrompeu uma prova prática de direção no Detran de Tubiacanga, o caso foi registrado por testemunhas.