Quando o assunto é lançamento imobiliário no Rio, especialmente no eixo Centro-Zona Sul, já sabemos que há 80% de chance dos novos empreendimentos serem os tão populares studios, os antigos e glamourizados kitnets, que fizeram sucesso no Rio na década de 60. Eles estão de volta e parece que para ficar, principalmente pela alta demanda e a escassez de terrenos generosos para plantas mais espaçosas.
Diante da quantidade de lançamentos desses imóveis, que têm atraído principalmente o público investidor, o ano de 2024 promete registrar o melhor desempenho do mercado imobiliário carioca. Os studios, geralmente, têm metragens compactas, mas inteligentes, de 30 a 50 m². Este ano, segundo um levantamento da Brain — Inteligência Estratégica, foram vendidas mais de 2.200 unidades na cidade, um recorde. O volume é quase dez vezes maior que o registrado no mesmo período de 2023, quando apenas 213 unidades foram vendidas. Só no terceiro trimestre de 2024, foram colocadas no mercado 2.407 unidades, contra 278 no período equivalente de 2023.
Estratégia
Essa aceleração chamou a atenção das construtoras e incorporadoras desde o final do ano passado, levando-as a priorizarem essa metragem na cidade. Entre os sucessos de vendas estão empreendimentos na Zona Sul, como a coleção Be in Rio, do grupo Opportunity, com projetos em Copacabana e “Copanema” — nome dado pelo mercado imobiliário para a área que faz limite com Ipanema. No Centro do Rio, destacam-se os mega condomínios da Cury na Região Portuária, e os lançamentos SalRio e Bueno, localizados na Pedra do Sal e no Saara, respectivamente.
O mais recente lançamento, o Gate Santos Dumont, comercializou 100% das suas unidades (mais de 500 studios) em apenas três dias. O empreendimento, considerado um dos melhores lançamentos atuais da Região Central, oferece uma vista frontal para o Aterro e está a poucos metros do Aeroporto Santos Dumont.
Tem recorde de vendas mas a maior parte é como investimento. Ou seja, o objetivo principal que é repovoar uma área, não está sendo cumprido, levando ainda mais tempo para acontecer…