O prefeito Eduardo Paes usou suas redes sociais, na manhã desta sexta (04/04), para reforçar os cuidados e alertas à população carioca devido à previsão de chuvas fortes para a capital, a região metropolitana, e partes da Serra e do Sul Fluminense. Direto do Centro de Operações da Prefeitura (COR), na Cidade Nova, Paes, acompanhado da meteorologista da equipe do COR, fez um apelo para que a população se mantenha atenta e tome medidas de precaução, especialmente os moradores de comunidades e áreas de encostas.
A previsão é de que as chuvas se intensifiquem no período da tarde e se estendam até a noite, com acumulados de precipitação que devem ultrapassar a média para o mês de abril. “A tarde deve chover mais. Agora já passou, mas é provável que volte. Temos que estar preparados para que de fato as chuvas possam acontecer. Fica ligado no COR, na imprensa e cuide da sua vida e da sua família, para evitar correr riscos”, afirmou o prefeito, destacando a importância da vigilância constante.
Planejamento
A Prefeitura do Rio anunciou, ainda, a implementação de um “plano de prevenção” que estará em vigor até domingo (06/04). O plano inclui ações imediatas para mitigar os impactos da chuva forte, como a ampliação do efetivo da Secretaria Municipal de Conservação, que terá aproximadamente 100 trabalhadores dedicados à desobstrução de galerias pluviais e ao auxílio no escoamento da água em pontos críticos. A operação contará também com 50 caminhões e 25 retroescavadeiras prontas para atender qualquer emergência.
Além disso, equipes da Comlurb estarão mobilizadas para remoção de árvores e resíduos das caixas de ralos, e a Guarda Municipal poderá interditar vias em casos de alagamentos e quedas de árvores, garantindo a segurança dos cidadãos. A colaboração de diversos órgãos municipais visa minimizar os impactos da forte chuva, com equipes de prontidão para agir rapidamente.
A cidade do Rio, bem como outras áreas do estado, está sob alerta para perigos extremos devido às condições climáticas adversas. As regiões mais afetadas incluem a Costa Verde, Região Serrana, além da Região Metropolitana, dos Lagos, Norte e Noroeste do estado, com atenção especial ao Sul Fluminense e Centro-Sul.