A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), maior universidade federal do país, teve sua marca revitalizada. A instituição comemorou seus 100 anos em setembro de 2020, por isso, até o início de abril, a universidade estava utilizava a marca comemorativa do centenário, criada pelo professor Marcus Dohmann, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ.
O trabalho de pesquisa para renovação da identidade visual foi desenvolvido pela Diretoria de Design & Tecnologia da Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ. Claudia Mendes, diretora de Design & Tecnologia da Coordcom, explica quais foram as mudanças usadas para revitalizar a marca da universidade sem perder suas características.
“Umas das necessidades percebidas pela equipe foi adequar a marca da UFRJ para uso em mídias digitais, integrando um sistema de design consistente. Foram muitos meses de planejamento e pesquisa desde 2019, incluindo recuperar a memória de propostas anteriores de redesenho da marca, sendo a mais recente do professor Dohmann, além de pesquisas com as comunidades interna e externa. Um grande desafio identificado por Dohmann é a heterogeneidade de usos de diferentes versões da marca, somando dezenas de variações. Por outro lado, nossa pesquisa indicou uma relação afetiva forte da comunidade com a Minerva”, destaca Claudia Mendes.
A marca revitalizada em suas versões horizontal, vertical e tipográfica está disponível para download no portal da UFRJ. No mesmo local, também estão disponíveis as disposições legais para uso da marca da Universidade.
Na mesma página, a Coordcom disponibilizou o Manual de Identidade Visual, apresentando as variações possíveis e orientando a aplicação da marca, que deve ser adotada em substituição à marca comemorativa dos 100 anos, como já foi feito no portal da UFRJ e em outros sites administrados pela Coordcom. A Reitoria enviou, inclusive, ofício aos diretores de unidades e decanos dos centros universitários da UFRJ orientando sobre o uso da marca.
A diretora de Design & Tecnologia da Coordcom também revelou que outros projetos ainda serão implementados.
“O próximo projeto é aplicar a nova marca em templates de peças gráficas, como documentos, apresentações, entre outros, que serão disponibilizados para a comunidade interna na Nuvem UFRJ”, finaliza a diretora de Design & Tecnologia da Coordcom.