A orla de Copacabana, na Zona Sul da capital fluminense, ganhará um grande reforço na segurança em 2022. Isto porque o Governo do Estado do Rio vai inaugurar cinco postos avançados do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e também uma nova delegacia da Polícia Civil. Área de grande movimentação e destino de turistas que visitam o Rio, a orla da Avenida Atlântica acaba concentrando 30% da criminalidade do bairro. A expectativa é que as novas unidades reduzam esse índice, principalmente no verão, época em que há aumento de casos. Copacabana é o principal bairro turístico do país.
Como temos noticiado aqui, o bairro vem sofrendo grandemente com vários tipos de criminalidade; desde os roubos e assaltos, até a invasão de imóveis particulares, a depredação de monumentos públicos, o uso de drogas em plena luz do dia e mais ainda à noite, e a receptação de materiais roubados pelos chamados “ferros velhos itinerantes”, que circulam pelo bairro recolhendo tudo que é furtado e destruído pela população de rua, como grades, tubulações, números e nomes de edifícios e lojas e pedaços de aparelhos de ar condicionado de comerciantes locais.
Os novos postos do BPTur ficarão em áreas consideradas estratégicas ao longo da Avenida Atlântica, entre a Avenida Princesa Isabel e o Posto 6, possibilitando um serviço integrado do policiamento na região. O principal será instalado em frente ao Museu da Imagem e do Som (MIS), cujas obras foram retomadas recentemente pela Seinfra estadual. Os locais exatos dos postos avançados e da delegacia não foram, todavia, informados até o momento. Com o funcionamento das unidades, diversos pontos da praia serão monitorados por meio de câmeras.
“Essas inovações na área de segurança pública, com investimento em tecnologia e estabelecendo uma maior proximidade do policial com os cidadãos, terão reflexos positivos na sensação de segurança dos cariocas e turistas brasileiros e estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro. Vale lembrar que o turismo é uma atividade econômica estratégica do Estado“, disse o governador Cláudio Castro.
Somado a esse programa, a Secretaria de Estado de Polícia Militar lançou o registro de ocorrências on-line na orla carioca. Já testado na área do central da cidade, o sistema agora está disponibilizado aos policiais militares dos batalhões da orla: 2º BPM (Botafogo) 19º BPM (Copacabana), 23º BPM (Leblon) e 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes). Chamado de BOPM On-Line, o sistema agiliza registros de pequenos delitos, sem que haja a necessidade de encaminhar a ocorrência para as delegacias, permitindo que os policiais retomem mais rápido ao patrulhamento de rotina.
Segundo informações obtidas pelo DIÁRIO, porém, as duas delegacias já existentes no bairro se encontram em péssimo estado de conservação. Os banheiros da 12a. delegacia, na Hilário de Gouveia, estão praticamente inutilizáveis, além de outros problemas que transformam para mal a rotina dos policiais que lá trabalham.
Vale ressaltar que em outros pontos do bairro atos de violência e ameaças a pedestres têm chamado atenção. O cruzamento da Rua Hilário de Gouvêia com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em frente à Praça Serzedelo Corrêa, por exemplo, passou a ser chamado de ”Esquina do Terror” ou ”Largo do Arrastão” devido à alta criminalidade do local.
E NOVA ESTRUTURAÇÃO PARA A ZONA NORTE E BAIXADA?? COMO FICA A SEGURANÇA DE TODOS??
OU SERÁ SÓ “OBA, OBA!!” ???
O governador coloca disse segurança contra roubos e furtos e contra a COVID ele faz o que?