Nesta terça-feira (11/05), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realiza discussão única sobre o projeto de lei que autoriza a celebração do termo de cooperação técnica e financeira com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para reformar e reabrir o Canecão, em Botafogo, na Zona Sul, como espaço cultural multiuso e centro de memória da música popular brasileira. A parceria deve ser firmada por meio de uma norma específica a ser editada.
O projeto tem autoria do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) e coautoria do presidente da Casa, André Ceciliano (PT), além de Eliomar Coelho (PSOL) e Flávio Serafini (PSOL).
“O Canecão tem oportunidade de ser devolvido à sociedade fluminense. É um palco que recebeu inúmeros artistas de diferentes gêneros e estilos da música brasileira. Nada mais justo que seja convertido em um espaço cultural multiuso e de memória da MPB, uma página das mais importantes de nossa cultura“, afirmou Waldeck Carneiro.
Inaugurado em 1967, o Canecão foi palco de momentos históricos da música por mais de 40 anos. Em 2010, o local foi fechado depois de uma briga entre o inquilino e a UFRJ, que retomou a posse na Justiça. Sem uso, o espaço está se degradando.