Jovens criam página com datas e horários de todas as missas realizadas no Rio

Projeto reúne informações de missas e atendimento de confissões nas quase 300 paróquias espalhadas pela cidade do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
As Missas da Igreja da Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores tem estado lotadas nos sábados e domingos - Foto Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

O Rio de Janeiro possui cerca de 290 igrejas e capelas católicas espalhadas por todas as regiões da cidade, com incontáveis horários de missas e de atendimento de confissões em suas agendas. Com tantas opções, locais, datas e horas, seria importante, ao mesmo tempo que trabalhoso, ter um levantamento para reunir todas essas informações para que fossem disponibilizadas online para os fiéis cariocas.

Algumas dessas igrejas foram revitalizadas e reabertas recentemente na Cidade Maravilhosa. Uma delas é a Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no Centro do Rio, joia do século 18, que foi reaberta no último dia 10 de julho, após uma grande reforma. Também na região central, na Rua Uruguaiana, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos foi outra que foi repaginada e retomou as atividades. Já na Zona Norte, a Irmandade Senhor do Bonfim e Nossa Senhora do Paraíso, em São Cristóvão, e a Capela de São Pedro Apóstolo, no Encantado, também tiveram suas edificações recuperadas e voltaram a receber missas.

E foi pensando em ter uma ferramenta onde os horários e datas das missas do Rio pudessem ser cadastrados, que Stephanie Alves, uma jovem de 27 anos, e Juan Vinícius, de 26 anos, paroquianos de Deodoro e Paciência, na Zona Oeste do Rio, respectivamente, decidiram criar a página “Horário de Missa Rio”. Fundado em 2021, o site cataloga os horários e dias das missas em todas as igrejas católicas registradas na Arquidiocese do Rio. A dupla também fez um perfil no Instagram para compartilhar as informações.

Stephanie conta que a ideia surgiu após questionamentos constantes de membros da igreja sobre o horário das missas em determinadas paróquias. A partir dessa demanda, ela decidiu compilar os dados em um só lugar. A jovem conta que em meio ao retorno das atividades no período pós pandêmico, ela começou a entrar em contato com as paróquias de toda a arquidiocese e a reunir, em um blog/site, todos os horários de missas e confissões.

Advertisement

Leia também

MP é acionado para investigar manifestantes que declaram apoio ao Hamas na frente da Câmara do Rio

Deputados propõem destinar R$15 milhões da Alerj para 10 municípios afetados por chuvas no RJ


A fundadora do “Horário de Missa Rio” relata que as paróquias passam por mudanças frequentes em seus horários, especialmente quando ocorre a troca de pároco. Por isso, a atualização geral do site é feita a cada seis meses. No Instagram, as atualizações acontecem conforme as pessoas entram em contato para informar sobre mudanças nos horários de determinada igreja. Os horários são obtidos por meio dos perfis no Facebook e Instagram, e também por contato telefônico.

Todas as igrejas católicas da capital do Rio de Janeiro, que pertencem à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, estão presentes no site “Horário de Missa Rio” e também no perfil do Instagram. As igrejas de irmandades católicas também. Stephanie revela que apesar de parecer simples, o projeto requer muita dedicação.

“É uma grande honra para nós realizar esse trabalho de evangelização nas redes sociais, apesar de ser trabalhoso, devido ao grande número de paróquias em nossa capital. Temos a alegria de contribuir de alguma forma com a nossa Arquidiocese e ajudar os nossos irmãos e irmãs católicos a estarem mais próximos de Deus por meio da Santa Eucaristia e da confissão. Esse trabalho é voluntário e, aos poucos, tem crescido e recebido reconhecimento das paróquias. No entanto, nosso maior sonho é ter o reconhecimento da Arquidiocese e a oportunidade de dizer que tanto nosso pastor, Dom Orani, quanto os sacerdotes podem contar conosco”, diz.

Segundo o site da Arquidiocese existem: 30 paróquias no Vicariato Campo Grande, 26 paróquias no Vicariato Jacarepaguá, 44 paróquias no Vicariato Leopoldina, 41 paróquias no Vicariato Norte, 29 paróquias no Vicariato Oeste, 15 paróquias no Vicariato Santa Cruz, 56 paróquias no Vicariato Suburbano, 28 paróquias no Vicariato Sul e 21 paróquias no Vicariato Urbano. Totalizando 290 paróquias, sem contar as inúmeras capelas espalhadas em nossa cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jovens criam página com datas e horários de todas as missas realizadas no Rio

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Jovens criam página com datas e horários de todas as missas realizadas no Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Meus parabéns a esses jovens!!Ver jovens assim acende minha esperança.
    O mundo está cada vez mais podre ,por falta de Deus!!!
    Só se fala em amor da boca pra fora,NUNCA O MUNDO FOI TÃO VIOLENTO COMO AGORA!!!Deus só é lembrado qdo é tarde demais!!!!Deus não é PERMISSIVO como esses babacas politicamente querem acreditar…não é ,nunca será!!!Amor não é permissividade!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui