Casa da França. Casa do México, Casa da Dinamarca e mais outras 49! Sim, durante a Rio 2016 o Rio de Janeiro vai abrigar 52 hospitality houses, casas temáticas que vão promover cultura, turismo, gastronomia, esporte e negócio de seus países, além de transmitirem as principais competições ao vivo. Haverá ainda dois estúdios de TV: Estúdios Ipanema View, das TVs suíça e austríaca, no Arpoador, e o Estúdio NBC, dos Estados Unidos, na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme. Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e de Londres, em 2012, esses espaços estiveram entre os lugares mais procurados pelo público dos Jogos. A expectativa é que nos Jogos de 2016 o sucesso seja repetido. Isso sem esquecer os Live Sites do Porto Maravilha, Campo Grande e Parque Madureira.
As hospitality houses estarão espalhadas pelo Centro (12), Barra da Tijuca (14) e Zona Sul (26) e serão divididas em duas categorias: abertas (25), com acesso ao público em geral; e fechadas (27), voltadas para autoridades, Família Olímpica, atletas e convidados, como é o caso dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália e Canadá. Das casas abertas ao público, a maioria terá entrada gratuita. As exceções são o Club France (França), Casa da Holanda, Casa do Catar e Casa da Jamaica.
Todas as casas, seja de países ou patrocinadores, devem deixar algum legado para a nossa cidade, a Suíça irá reformar o campo de baseball da Lagoa; enquanto o Estúdio do Arpoador promoveu melhorias na Colônia de Pescadores do mesmo bairro. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) vai recuperar a Escola Municipal Cícero Pena, que ocupará em Copacabana. A Casa do Japão (Jogos Tóquio 2020) vai financiar um ano de programação cultural na Cidade das Artes. A Dinamarca doará kits educativos da LEGO para todos os Espaços de Desenvolvimento Infantil da cidade e uma maquete gigante com pontos icônicos e olímpicos. O país também vai doar 60 bicicletas para a Guarda Municipal.
A Casa da África Rio 2016 está entre as maiores casas temáticas que o público poderá conferir durante os Jogos Rio 2016. Ela será instalada no CasaShopping, na Barra da Tijuca, e funcionará entre os dias 1° e 21 de agosto. Para entrar na casa, o visitante receberá um ingresso em formato de cartão de embarque. Após passar pelo check-in, ele será encaminhado para o Fly to Africa, um simulador de avião com capacidade para 56 passageiros, onde serão exibidos vídeos com informações turísticas e culturais. Cerca de 30 mil pessoas devem visitar o espaço, que também marcou presença nos Jogos de Londres.
– Representaremos os 54 países africanos e 54 Comitês Olímpicos da África. Vamos organizar vários seminários de negócios, sendo a primeira semana dedicada ao agronegócio entre o Brasil e a África, a segunda ao turismo e comércio exterior, e a terceira à tecnologia da informação, maquinário e equipamentos, e mineração – explicou o embaixador da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais da África (Anoca) para o projeto da Casa da África Rio 2016, João Gilberto Vaz.
O Brasil, país anfitrião, terá sua casa em dois antigos armazéns na Região Portuária – próximo ao Boulevard Olímpico -, onde os visitantes poderão provar café, chocolate, cachaça e vinho brasileiros, além de contar com simuladores de realidade e atividades esportivas. A Casa da Colômbia também dará destaque à gastronomia, com café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó. Com outra proposta, a Casa da Austrália vai proporcionar aos visitantes informações sobre turismo e oportunidades para estudar no país, bem como um pouco da vida Down Under (gíria utilizada para os países localizados “embaixo”, da Grã-Bretanha).
O Comitê Olímpico Português vai trazer para o Rio o Navio Escola Sagres, que poderá receber até 10 mil visitas por dia. A embarcação foi construída em 1937 e ficará atracada na Ilha das Cobras entre os dias 3 e 21 de agosto. A Alemanha terá duas casas. Na Zona Sul, o Pavilhão OliAle será aberto ao público na Praia do Leblon (Posto 11), de 4 de agosto a 18 de setembro, das 14h30 às 21h30; enquanto a casa fechada, na Barra da Tijuca, será a residência oficial do Comitê Olímpico Alemão.
– O OliAle é, para nós, uma oportunidade de apresentar a Alemanha à opinião pública como de fato ela é: aberta, comunicativa, moderna, festiva e multicultural. Queremos estreitar nossos laços afetivos com o Brasil e deixar boas lembranças da presença alemã durante a Rio 2016 – explicou a assessora de Relações Públicas do Consulado Geral da República Federal da Alemanha, Rayanne Azevedo.
Entre as atrações previstas para o pavilhão OliAle estão shows, happy hours, exposição permanente sobre sustentabilidade, quiosques de comida e cerveja alemã, espaço para fotos, torneios esportivos com premiações, ofertas de atividades esportivas e lúdicas (slackline, totó, vôlei, futevôlei, altinho, basquete, tênis de mesa), sorteios, intervenções artísticas e telões para transmissão dos jogos.
Também na Zona Sul, a Austria House – casa temática do Comitê Olímpico da Áustria (ÖOC) – ficará localizada na sede do Clube do Botafogo de Futebol e Regatas, em Botafogo, e funcionará de 5 a 21 de agosto, das 10h às 21h, com entrada gratuita. O local será um espaço público de aproximadamente 800 metros quadrados, com capacidade para receber 450 visitantes na área pública e 250 convidados na área VIP.
Os visitantes poderão conhecer a hospitalidade austríaca, ouvir músicas típicas, e desfrutar de especialidades culinárias da Áustria, em especial cervejas, vinhos e pratos típicos como Wiener Schnitzel, Tiroler Gröstl e Kaiserschmarrn. Na Casa da Áustria, os “hóspedes” conhecerão um ambiente austríaco em um típico Gastgarten. Todos os pães e bolos da casa serão feitos em uma padaria montada no próprio local.
O Catar vai transformar o edifício histórico da Casa Daros em um típico mercado árabe, onde será possível desfrutar de shawarmas (prato servido no pão sírio com legumes e outros acompanhamentos) e se pintar com henna.
A Casa da Jamaica, na Gávea, promete muito reggae no Prado, no Jockey. Funcionará entre entre 10 e 21 de agosto. Haverá comida, drinks com rum e cerveja, todos típicos da cultura jamaicana. A entrada deve custar cerca de R$ 85 e será vendida no site oficial de turismo da ilha. Haverá DJs, a exibição ao vivo das corridas e shows com as bandas I-Octane e Nature, além de Kymani Marley, filho de Bob.
Já na Casa da Suíça, os visitantes poderão patinar no gelo em uma pista de 200 metros quadrados e degustar chocolates, raclette e outras iguarias. O espaço será montado na Lagoa, onde também funcionou o Baixo Suíça durante a Copa do Mundo de 2014. Entre as atividades oferecidas estão piqueniques, transmissão dos jogos ao vivo em uma tela gigante, e um globo de neve simulando os Alpes.
A dos EUA, em Ipanema, será aberta apenas para convidados, terá loja com acesso para o público geral, das 10h às 17h, com produtos oficiais e exclusivos. O espaço deve receber entre 700 e 1.000 pessoas por dia e terá decoração estilo praiano, com direito a celebridades internacionais. A comida servida será uma mistura de culinária brasileira e norte-americana.
Na da Grã Bretanha, no Parque Lage, a entrada será mediante a um registro no site oficial: www.britishhouserio.com. Haverá palestras, eventos culturais e até duas festas de gala para comemorar os resultados dos atletas.
A Casa Itália ficará no Costa Brava e será restrito a convidados que irão desfrutar de comida italiana com brasileira, telões 360 graus, além de um espaço Armani. Já a da Finlândia, aberta ao publico, ficará na Casa França Brasil (não confundir com a Casa França, que se chamará Club France e ficará na Hípica) receberá entre os dias 13 e 21 de agosto, a casa do próprio do Papai Noel na Lapônia.
A Casa Hungria ficará na Tribuna C do Jockey Club e terá uma exposição digital sobre as 482 medalhas Olímpicas conquistadas pelo país. Haverá ainda um espaço para as crianças, que contam a história do Cubo Mágico, criado em 1974 pelo escultor Erno Rubik. Para os adultos a oferta será Aqua Bar, com degustação de 16 tipos de águas. O acesso será para os 100 primeiros visitantes que chegarem entre 5 e 21 de agosto, das 15h às 17h.
Na Casa China, no Jockey Club, haverá pratos criados pelos chefs do Hilton China e ma exposição sobre a cultura esportiva do país e um espaço para mostrar o projeto dos Jogos de Inverno 2022, incluindo exibição de equipamentos. E na Casa Eslovária, no Le Monde, Barra, os convidados poderão experimentar comidas típicas como um gnocchi com queijo halušky e outro gnocchi doce com nozes ou papoula. O público ainda poderá conhecer o país melhor através de palestras e show de banda de folclore eslovaco.
Veja os endereços das casas abertas ao público:
Barra da Tijuca
- África – Avenida Ayrton Senna, 2150 – Casa Shopping (Saiba mais sobre a Casa África)
- Japão Tokyo 2020 – Avenida das Américas, 5300 – Cidade das Artes
- República Checa – Avenida das Américas, 3434 – Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen
Centro / Porto
- Austrália – Praça Quinze de Novembro, 20 – Centro de Convenções da Bolsa do Rio – Centro
- Colômbia – Praça Marechal Ancora, 15 – Centro Cultural Ministério da Saúde – Centro (Saiba mais da Casa Colômbia)
- Japão – Tokyo Metropolitan Government – Praça Quinze de Novembro, 48 – Paço Imperial – Centro
- México – Praça Marechal Ancora, s/n – Museu Histórico Nacional – Centro (Saiba mais da Casa México)
- Correios (patrocinador) – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro Cultural dos Correios – Centro
- Casa Brasil – Via Expressa (antiga Avenida Rodrigues Alves), 10 – Armazém 2 – Píer Mauá, Gamboa
- Coca-Cola (patrocinador) – Armazém 3 – Pier Mauá, Gamboa (saiba mais sobre a Parada Coca-Cola)
- Espaço Rio de Janeiro – Via Expressa (antiga Avenida Rodrigues Alves), 303 – Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal – Zona Portuária
- NBA (entidade esportiva) – Via Expressa (antiga Avenida Rodrigues Alves) – Armazém 6 – Píer Mauá, Gamboa (saiba mais sobre a Casa NBA)
- Portugal – Navio Escola Sagres – Cais da Portuguesa – Ilha das Cobras
Zona Sul
- Alemanha Oli Ale – Praia do Leblon, altura do Jardim de Alah
- Áustria – Avenida Venceslau Brás, 72 – Clube de Regatas Botafogo, General Severiano – Botafogo
- Catar – Rua General Severiano, 159 – Casa Daros Rio – Botafogo (saiba mais sobre a casa Qatar)
- Dinamarca – Praia de Ipanema, na altura do Jardim de Alah (saiba mais sobre a Casa Dinamarca)
- França – Avenida Lineu de Paula Machado, 2448 – Sociedade Hípica Brasileira – Lagoa (saiba mais sobre o Club France)
- Holanda – Avenida Borges de Medeiros, 701 – Clube Monte Líbano – Lagoa
- Hungria – Budapeste 2024 – Tribuna C do Joquey Clube – Gávea
- Jamaica – Praça Santos Dumont, 31 – Restaurante Prado Grill – Gávea (saiba mais sobre a Casa Jamaica)
- Panasonic (patrocinador) – Praia Vermelha – Urca
- PyeongChang 2018 – Avenida Atlântica, s/n – Quiosque na Praia de Copacabana com Orla Rio –
- Suíça – Campo de Baseball – Lagoa, altura do Corte de Cantagalo (saiba mais sobre o Baixo Suíça)
- Technogym (patrocinador) – Posto 10 – Ipanema