Alerj aceita pedido de impeachment de Witzel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gilvan de Souza/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Os deputados do estado do Rio de Janeiro votaram, nesta quarta-feira, 10/06, de forma remota, o pedido de cassação do mandato de Wilson Witzel. Os parlamentares decidiram pelo sim. Com isso, o presidente da casa André Ceciliano (PT) pode abrir o processo de impeachment do governador.

A votação terminou com 69 votos favoráveis ao processo e um deputado não votou. Foi Rosenverg Reis (MDB).

Até mesmo antigos aliados e defensores do governador, como toda a bancada do PSL, entre eles Rodrigo Amorim, votaram a favor de que o processo de impeachment continue.

Márcio Pacheco (PSC), que até dia 29/05 era o líder do governo Wilson Witzel na Assembleia Legislativa, também votou pelo sim.

Confira passo a passo como funciona o processo de impeachment  de um governador:

1º PASSO

O início da tramitação é a protocolização da denúncia por qualquer cidadão na sede da ALERJ.  Ela precisa estar fundamentada na Lei 1.079/1950, que prevê os crimes de responsabilidade passíveis de perda de mandato. Após enviada, a denúncia será analisada pelo Procurador-Geral, que produzirá um parecer ao presidente.

2º PASSO

Caberá ao presidente da ALERJ, atualmente André Ceciliano (PT), a decisão se a denúncia prosseguirá ou não pela Casa. Caso aceite, terá início a fase do Juízo de Admissibilidade pelos deputados.

3º PASSO

A primeira etapa dessa nova fase é na Comissão de Constituição e Justiça, composta por 7 deputados estaduais. Os parlamentares analisarão, pelo olhar jurídico, o embasamento legal da denúncia. O parecer da CCJ será enviado, depois, ao Plenário, onde poderá ser aprovado por maioria simples.

4º PASSO

Aprovado o parecer da CCJ, será instalada uma Comissão Especial formada por deputados para analisar, pelo olhar político, se o governador deve ou não ser processado. Caberá a esse grupo avaliar os fatos e notificar o governador, que apresentará sua defesa. O processo de impeachment só poderá ser aberto caso o parecer seja aprovado por maioria absoluta do plenário.

5º PASSO

Caso a maioria absoluta dos deputados estaduais aceitem processar o governador, ele será afastado de seu mandato, assumindo a gestão de forma interina o vice. Terá início então a tramitação do processo. Nesta fase, será formado um Tribunal de Julgamento, presidido pelo desembargador-presidente do TJRJ e composto por 5 deputados estaduais eleitos pela ALERJ e 5 desembargadores que serão sorteados dentre os membros do Tribunal de Justiça. Eventual condenação precisa ser aprovada por 2/3 de seus integrantes. Se isso ocorrer, o governador perde o cargo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aceita pedido de impeachment de Witzel

12 COMENTÁRIOS

  1. […] Além dele, serão ouvidos também, em outros dias ainda a serem marcados, o ex-secretário Edmar Santos e um representante do Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), cujo contrato para a construção de hospitais de campanha no RJ é o principal alvo de denúncias de corrupção, que abrangem, inclusive, o governador Wilson Witzel – a Alerj autorizou abertura do processo de impeachment contra ele. […]

  2. Muito cedo para conclusões.

    Agora a ALERJ virou exemplo de combate à corrupção (?)
    Não. Decisão Política a abertura desse procedimento. Sobre fatos ainda em fase de investigação.
    Não votei e não gosto do Witzel. Longe de ser santo.
    Mas estou cético quanto a qualquer conclusão sobre tudo o que até agora foi falado no caso.

  3. Me assusta ver como nossa política nos dá tantas decepções. Tenho refletido muito sobre o assunto, e inclusive, tenho pesquisado muito sobre as opções de voto, já que esse ano teremos eleições municipais. Tem uma candidata que me passa uma seriedade de forma nítida e bem clara, acredito que merecemos alguém assim. A candidata possui uma gostaria de vida plausível, de infância humilde, batalhadora, tornou-se juíza federal. E nesse ano, abriu mão de seu cargo, para vir candidata, acreditando assim, poder contribuir para a sua cidade, nossa cidade do Rio de Janeiro. https://www.youtube.com/watch?v=JAPAYCnzpP0&feature=youtu.be

      • Eu prefiro acreditar que em algum momento a situação que estamos vivendo irá melhorar, se não for assim, pior pra gente sempre. Pela história da Glória heloíza eu sigo confiante em dias melhores sim!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui