O DIÁRIO DO RIO certamente é o veículo que dá maior atenção para a eleição ao legislativo. Foram mais de 50 entrevistas entre os candidatos a deputado (estaduais e federais). Entendemos que o eleitor tem grande dificuldade para encontrar em quem votar e não por acaso nosso Conselho Editorial fez duas listas: em quem votar para deputado federal no Rio de Janeiro em 2022 e em quem votar para deputado estadual no Rio de Janeiro em 2022.
Mas há dificuldades maiores, e há aqueles que prefiram votar por temas. Por isso, o Conselho Editorial do DIÁRIO DO RIO também elegeu algumas listas, com pautas específicas, sempre formadas por dois nomes, um para estadual e outro para federal.
Uma das listas é a baseada em lideranças políticas e candidatos aos cargos das eleições majoritárias. Fizemos com os candidatos de Cesar Maia, Bolsonaro, Lula, Claudio Castro, Paulo Ganime e agora Marcelo Freixo.
Tendo o cuidado de não repetir nomes, pois outras listas específicas serão publicadas pelo DIÁRIO DO RIO, o Conselho Editorial do jornal decidiu colocar como candidatos de Freixo, Tiago Prata, o Pratinha (40013) para deputado estadual e Pastor Henrique Vieira (5033) para federal.
Pratinha (40013)
Pratinha é músico e jornalista. Foi assessor parlamentar de Marcelo Freixo e Eliomar, com quem trabalha há 13 anos. Auxiliou na coordenação da CPI dos transportes da Alerj e é um dos fundadores de duas rodas de sambas populares no estado: O samba da Pedra do Sal e da rua do Ouvidor.
Pastor Henrique Viera (5033)
Pastor anti-fundamentalista, ator, escritor e professor de história. Ao longo de sua vida, dedicou-se à defesa dos direitos humanos e ao acolhimento de pessoas oprimidas pelo discurso violento de algumas lideranças religiosas. Entre 2012 e 2016, foi vereador na cidade de Niterói.
É autor de 2 livros (O amor como revolução e O monge e o pastor) e, como ator, esteve no elenco de Marighella, filme de Wagner Moura.
Nesta eleição, Henrique Vieira tenta uma cadeira em Brasília, como deputado federal.